14 de out. de 2012

Caos & Amor.

Hoje, agora a pouco, coloquei no meu facebook uma frase que me veio a mente: "Caos é paz". E antes que esse conceito me fujada mente, resolvi escrever sobre o assunto.

Aqui vai a definição de Caos segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

Caos |áus| s. m. 2 núm. 
1. Confusão dos elementos antes da criação do universo. 
2. [Figurado] Confusão. 
3. Desordem. 
4. Perturbação.

Tendo essa definição de caos em vista, podemos relacioná-la, óbviamente, com um dos conceitos mais básicos da fisico-quimica, que muitas vezes é chamado de "Entropia",embora eu não saiba até onde isso esteja certo.

Como todos nós, pessoas letradas, sabemos, elétrons são particulas energizadas nas camadas exteriores de um átomo que estão em constante movimento. Elétrons podem ir de uma camada para outra sem ter que percorrer qualquer percurso, e existem boatos de que eles podem até existir em dois lugares ao mesmo tempo, e reagir tanto como partículas quanto como ondas.

Fótons, partículas de luz, também podem existir em 2 lugares ao mesmo tempo, se "teleportar", e reagir tanto como onda quanto como partícla. E se vocês não sabem do que estou falando, pesquisem um pouco sobre física quântica. Vale a pena, e é a coisa mais linda que já descobriram na história da ciência na humanidade!

Enfim, sabe-se que é graças ao movimento dos elétrons que podem existir ligações entre átomos, criando assim moléculas das mais diversas substâncias. E para novas substâncias serem criadas, não é necessário unir os átomos em si, mas apenas misturar e entregar/retirar energia de compostos conhecidos para desordená-los e fazer algo novo.

Por sua vez, moléculas movem-se de forma caótica por natureza, sendo esse movimento chamado de temperatura. Isso ja é conhecimento básico. Mas de qualquer maneira, parece ser algo tendencioso, tendo em vista que até hoje não foi registrada uma temperatura tão baixa que cessasse completamente a atividade molecular.

Calor é a energiade transferência de energia de um corpo para outro. Essa transferência de energia existe independênte de quais corposestejam envolvidos, mas é conhecido que a natureza tende ao "equilibrio quimico"ou seja, os corpos sempre tentam ficar na mesma temperatura, sendo que as particular das quais esses corpos são feitos se movem de forma totalmente aleatória.

Agora, algo mais aleatório que isso? Moléculas que, com o incentivo certo, são capazes de criar vida. E isso é tão improvável que chega a ser dificil de acreditar, mas é um fato. Humanos, cães, árvores, fungos, protozoários, vírus. Todos não passam de reações químicas que, segundo nosso atual conhecimendo do universo, jamais deveriam ter acontecido! Então por que aconteceram?

Realmente não importa o porque. Aconteceu. E essa idéia toda me remete a um dos ensinamentos do filósofo chinês Lao Tzu, de que algumas coisas simplesmente acontecem, e tudo mudará. Nada no mundo é estático e nem uma verdade total será ditada.

E creio ser válido notar que essa desordem natural é sempre benigna. Quer seja a sesação de calor num dia frio de inverno proporcionado por uma chícara de chocolate quente, ou a colisão de corpos estelares, para a criação de novos astros e formas de vida.

Ou seja, segundo essa linha de pensamento, não só o caos é natural como ele é benigno! Então por que existe um peso tão negativo sobre essa palavra nos dias de hoje?

Humanos tem esse inerente talento de modificar e desvirtuara natureza ao seu redor... Usar os materiais da natureza ao seu favor. Isso combinado com a capacidade de pensamento crítico/filosófico mais sentimentos a  flor da pele acabou-se que durante as relações sociais entre humanos surgiu o conceito de ordem, que antagoniza o caos, e em teoria, traz paz, afinal, por algum motivo que desconheço, sem a ordem social imposta por líderes, quer eles sejam eleitosou não, haveriam guerras incansáveis.

Agora eu pergunto... Quando na história registrada da humanidade a "anarquia" foi testada e resultou em ódio? Nunca houve espaço suficiente para que essa propriedade caótica da natureza se expressasse nas relações humanas sem o antagonismo da ordem. E quando dois antagonistas se colidem, o único resultado possível é a violência sem sentido.

Como a natureza sempre tende à mudança, quando mudanças sociais tentam ser implantadas elas costumam apenas surtir efeito quando são verdadeiramente caóticas, e esse caos puro misturado a cabeça dura de algumas pessoas gera a batalha, que no final, sempre resulta algum tipo de mudança nas cabeças duras. Quando o idealizador de tal idéia não está disposto a realmente lutar contra seu inimigo com unhas e dentes, nada vai mudar. Agora, quando não existe antagonista, tudo é benigno e interdependente, como acontecem em ligações químicas!

Mas continuemos aquela linha de raciocínio... Se o caos é desordem, o caos é abstrato, imprevisível e incompreensível. E qual é o conceito/coisa mais abstrata, imprevisível e incompreensível na vida de um ser humano? O amor. Então o amor é antagônico à ordem? Não. O amor jamais faz inimigos, afinal isso seria contraditório.

Relações totalmente regidas pela ordem não só não tem graça, como não abrem espaço para amar, afinal o amor tem natureza caótica. Mas em relações mais naturais, haveria espaço suficiente para tudo, inclusive o caos. E como o amor é a coisa mais caótica de todas, tudo tendenciar-se-ia ao amor!

Concluo dizendo portanto que o amor é o melhor jeito de ser viver. E não precisamos de nada nas nossas vidas a não ser o amor.